quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ciencia do Fracasso PT 1


Fracasso de um businessman
   Nós vivemos numa sociedade competitiva que tem grandes vencedores, e por sua vez, grandes perdedores. Os nossos professores, mentores e pais primeiramente e fundamentalmente tentam nos ensinar desde cedo que o importante é ter sucesso, o importante é ser o vencedor. Entretanto pesquisas recentes provam certos paradigmas que dizem justamente o contrário. O fracasso é tão importante quanto, se não, mais que a própria vitória.

   Lembram daquela velha historia dos " últimos serão os primeiros " ? Então, é algo parecido com isso.

   Uma sociedade que venera vencedores entende-se por fazer escolhas horríveis, de todas as maneiras, ética, moral, prática e perspectiva. Pense por exemplo no interessante caso de preferir-se contratar uma pessoa que numa prova tira 10 ao invés de contratar uma que tira 7, mas tem diversas habilidades e outros tipos de coisas, fora essa tal " nota ", a ser considerado.

   A visão atual e comum é que alguém com uma média quase perfeita, vai virar um quase-perfeito profissional. Mas nessa lógica tem umas falhas. Um aluno nota 10 não é uma pessoa perfeita, mas uma pessoa que participou da brincadeira, e nunca foi mal num determinado curso. Isso significa que esta pessoa realmente não foi testada, óra, você já chegou no mundo falando ? ou teve que passar anos da sua vida errando a palavra " paralelepípedo " para poder falar ela certo ? Se uma pessoa não foi testada a ponto de pelo menos tirar algumas notas baixas ou ter que tentar de novo, esta pessoa certamente não sabe como é lidar com o fracasso, que é na verdade o que acontece na vida real, lidar com fracasso.

   Uma pessoa não "testada" é como um soldado não testado. É simples sempre atirar no alvo. E ir para guerra ? é simples ? Um soldado não testado é suscetível a não aguentar uma situação de real desafio, como ajudar o seu parceiro que acabou de tomar um tiro. Mesmo se este soldado não entrar em desespero emocional, ele vai ser mais rígido, vai tentar "o que aprendeu ", vai ser narcisístico e também não criativo. E se "o que ele aprendeu", o "10" que ele tirou em todas as aulas, não funcionar, ele não saberá o que fazer.


  Antes de Thomas Edison inventar a lampada, ele tentou no mínimo 500 vezes com outros metais que deram ERRADO, para finalmente na sua ultima tentativa, ele conseguir com o tipo de metal certo. Pense nisto.

   Embora pareça perverso dizer que um fracasso antecede uma vantagem num processo qualificativo, diferentemente da lição passada pelos recrutadores, experimentar o fracasso é na verdade uma das melhores qualificações para qualquer dada situação difícil. É claro, o contexto importa e nós estamos discutindo situações onde a meta é possivelmente alcançável e não um sonho impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário